A Janela de Euclides – Leonard Mlodinow – Livro

29 10 2010

Mais um post sobre outro livro que li, desta vez “A Janela de Euclides” de Leonard Mlodinow, o mesmo que escreveu “O Andar do Bebado“, e eu já queria ler esse livro faz tempo, seu slogan é: “A revolução da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço”.

Esse livro, mais do que tecnico, é a histórica da geometria até a nossa física. Logo de inicio somos convidados a imaginar um mundo onde não existia matematica, onde tudo era novo, onde acreditavam que a terra era plana e não existia abstração nem lógica.

Esse livro começa no egito e sua matematica sobre impostos, segue sobre a lógica e a aritmetica dos babilonicos, e mostra o processo de revolução que levaria a existir Alexandria, e sua grande biblioteca.

Um fato que me deixa muito triste na historia (e também como um todo durante toda a historia humana), é a religião, por causa dela, hordas de cristãos atacaram e queimaram grande parte da biblioteca de Alexandria, quem sabe quais sabedorias foram perdidas para sempre, e quantas tivemos que reinventar após essa tragédia.
Pelo mesmo motivo, muitos não publicaram conhecimento por que para a igreja, a biblia devia ser aceita como verdade absoluta e as ciencias estavam cada vez mais contradizendo as escrituras.
A igreja resolveu isso, punindo com a morte quem a desafia-se.

Os romanos, tentando dominar o mundo apagaram a luz que iluminava a mente da humanidade por muito tempo, introduzindo o mundo na “Idade das Trevas”, onde nenhum avanço cientifico foi feito e pouco conhecimento sobreviveu, e que duraria nao menos que um milenio até retomarmos nosso caminho em busca de conhecimento e cada vez mais vermos que isso é importante, e com a igreja enfraquecendo os pensadores e cientistas foram ganhando espaço.

Quem sabe onde estariamos agora se não fossem esses impedimentos, talvez teriamos enviado homens a lua a 1000 anos atras, e hoje em dia estariamos enviando sondas para visitar galaxias distantes.

A historia do livro também nos mostra Pitagoras e sua sociedade secreta, Euclides e sua compreensão do espaço, mas antes de qualquer evolução teriamos que passar por mais uma revolução. Descartes inventando o grafico, juntou os numeros e a geometria, tornando possivel nossa matematica e fisica moderna, e uma forma de calcular areas e funções. Gauss que ousadamente desafiara um aluno a comprovar suas idéias abrindo o caminho para o espaço curvo que mais tarde Einstein usaria em sua teoria da relatividade geral com um espaço tetradimensional e por fim a ultima teoria da fisica de Witten, a teoria-M.

Engraçado um sentimento que sempre tive e que cada vez mais vejo que parece ser verdade, é que o tempo não existe.

A propria teoria de Einstein onde o espaço é tetradimensional (3 dimensoes de espaço, e 1 de tempo), tempo é apenas um parametro da fisica em suas equações.

E de acordo com a nova teoria-M, vivemos em um espaço com 11 dimensoes (as 4 de Einstein, e mais 7 que se recurvam), incrivel imaginar isso, e mesmo que eles tiverem errados, essa teoria já permitiu grandes avanços para a matemática.

Um proximo livro que espero anciosamente para ler é “The Grand Design” um livro lançado recentemente, e os autores não são ninguém menos que Leonard Mlodinow e Stephen Hawking.


Ações

Information

Deixe um comentário