The Hitchhiker’s Guide To The Galaxy – Livro

6 12 2010

Bem, conforme eu disse em outro post, eu encomendei a série completa do Guia do Mochileiro das Galaxias, que para quem não sabe, o nome original é “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy“, que é de onde eu tirei essa parte do meu nick, em homenagem ao grande Douglas Adams que escreveu a série.

Eu já havia lido metade do primeiro livro em inglês mas pelo computador, e ler pelo computador não me agradou muito então decedi esperar a oportunidade de comprar os livros.

Cerca de 2 anos depois desse desejo, eis que recebo um e-mail de meu amigo William Mendes (Programador também :P) com uma oferta imperdivel. “Coleção completa do Guia do Mochileiro das Galaxias na Black Friday!”. A “Black Friday” é uma tradição americana, que é a sexta-feira após o “Thanksgiving day”, ela marca o inicio das compras de natal com descontos incriveis nos produtos. Com isso, consegui minha coleção por pouco dinheiro. 😀

Agora, que minha coleção chegou, e já terminei de ler o primeiro livro, estou muito mais admirado do que imaginei que ficaria depois de ler essa obra.

Os personagens principais são, Arthur Dent um terraqueo que foi salvo da destruição da terra por seu amigo Ford Prefect, que alguns minutos antes do fim da terra, revelou ser de outro planeta. Zaphod Bebleebrox, presidente da galaxia e Trician McMillian uma astrofísica que Zaphod conheceu em uma festa e que agora estava acompanhando ele, e Marvin, um robo com a mente do tamanho de um planeta, e por causa das coisas extremamente simples que pedem para ele, que variam de abrir portas, apertar botões e buscar algumas coisas acabam não desafiando sua mente extraordinariamente inteligente em nada, o que deixa sempre depressivo. Por causa de um evento muito improvavel todos acabaram juntos em uma jornada alucinante pela galaxia a bordo da espaçonava goldenhearth, uma nave incrivelmente avançada, com um motor movido a improbabilidade infinita, que faz a nave viajar entre todos os pontos do universo e parar em qualquer um aleatoriamente.

O “Guia do Mochileiro das Galaxias” é uma enciclopedia digital que contém informações sobre varias coisas na galaxia e que é constantemente expandido por contribuição de mochileiros que se aventuram por ai pela galaxia escrevendo artigos para a enciclopedia, e algo que popularizou o guia pela galaxia foram dois fatos: 1° É barato, voce pode comprar um por 30 dólares altarianos; 2° Na sua contra-capa está escrito com letras bem grandes “DON’T PANIC”, algo muito sensato a fazer em situações dificeis.
Engraçado, mas isso parece muito como uma wikipedia em um tablet.

Ironicamente, pensei que agora eu conseguiria me afastar dos livros cientificos por pouco tempo, mas nunca vi em tantos detalhes a ciencia por tras da historia do livro(acho que isso é ficção cientifica né :P).
Voce não precisa saber física, biologia nem matematica para ler esse livro, mas quanto mais souber, melhor. Repleto de invenções que nossa tecnologia nem chegou a prototipar, é claramente visivel como seria um futuro avançado o onde a exploração espacial nos levou a outros planetas habitados por seres que seguiram outra linha de evolução e também estão em um nível alto de inteligência, e na maioria dos casos, mais inteligentes que nós.
Dougla Adams, além de um ótimo escritor e criativo era apaixonado pela tecnologia e a física e isso foi refletido na historia, que começou com algo simples:

Em algum lugar no universo, uma raça de seres pandimensionais estavam cansados sobre a questão fundamental que fazem os filosofos pensarem até hoje. Com isso criaram um computador que pudesse calcular a resposta para a Questão Fundamental sobre A Vida, O Universo e Tudo Mais, uma resposta simples, que seria a Resposta Final para Questão Fundamental. O computador, nomeado Pensador Profundo, calculou durante 7 milhões e meio de anos para chegar a uma resposta simples: 42.
O computador ainda avisou que sabia que não gostariam dessa resposta, o problema: não saber qual é a Pergunta Fundamental, quando souberem a pergunta entenderemos o que significa a Resposta. Nem o Pensador Produndo poderia calcular tal pergunta, mas ajudou a projetar um computador que poderia, um computador tão complexo e grandioso que a própria matriz da vida biologica estaria em seu algoritmo.
E assim começou: a busca pela Pergunta Fundamental para a Resposta Final sobre a Questão da Vida, do Universo e Tudo Mais.

E é nesse cenário que essa incrível historia se desenrola, numa mistura de ciência, aventura, coincidências, sarcarsmo e ironia que só Douglas Adams conseguiu escrever.

Não acho pouco afirmar, mas esta é provavelmente, pelo menos até agora, a melhor obra de ficção científica que já li.

E os próximos livros da série são, na ordem:
The Restaurant at the End of the Universe
Life, the Universe and Everything
So Long, and thank for all the Fish
Mostly Harmless

Espero ansioso para ler estes, que já estão comigo.


Ações

Information

Uma resposta

8 12 2010
Will

Cara, enfim consegui ler o post… Impressionante, é começar à ler, surge uma tarefa…rsrs

Concordo contigo no fato de não ser necessário conhecimento prévio sobre o que o livro diz, mesmo porque, com certeza, quando ler, você vai pesquisar e vai cair no nosso guia do mochileiro das galáxias… A wikipédia…

Os vogons chegam dia 21/12/2012… But, Don’t panic!!! And take your Towel…

=D

Deixe um comentário